Esta é uma disciplina que lida com os desafios impostos pelas novas tecnologias digitais e seus impactos na sociedade e, particularmente, na indústria, entendida em seu sentido mais amplo. As aplicações dessas tecnologias habilitadoras são objeto de aprofundamento para entendimento do processo de disrupção que está em curso, não só do ponto de vista tecnológico, mas também econômico, ambiental e social. São aprofundados, em particular, os elementos  que impulsionam a manufatura com vistas no seu futuro a partir da chamada 4a revolução industrial. A integração de sistemas de hardware e software, em todos os níveis das organizações é objeto de estudo aprofundado para que a digitalização e inteligência computacional possam  ser efetivas e evoluírem pari passu com as tecnologias emergentes.  Este estudo engloba todo o espectro  de sistemas produtivos que se articulam visando resultados para a sociedade digital emergente. Nesse sentido, sistemas integrados de saúde, cidades inteligentes, entre outros, podem também se beneficiar dos conceitos aqui discutidos.

A disciplina tem caráter interdisciplinar e abrange outras áreas do conhecimento além da engenharia, como computação, economia e administração. Ela visa dar ao aluno o embasamento suficiente para ele lidar com as decisões técnicas e estratégicas envolvendo essas novas tecnologias digitais emergentes.

Tópico específico do curso discute sobre os desafios e oportunidades para profissional nesse cenário de mudanças rápidas, profundas e abrangentes.

É uma boa oportunidade para ampliar os horizontes de entendimentos e serve a todos os que se interessam pelo tema além das questões técnicas localizadas.