Bem-vindo ao Moodle da UFBA !

Este é o ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Federal da Bahia que utiliza o software Moodle. Veja abaixo os principais perfis de usuário do ambiente e as orientações iniciais para utilizar o Moodle UFBA.

A primeira coisa a fazer é criar um conta no Moodle e para tanto é necessário ter uma conta de e-mail.


Para criar uma conta agora, acesse a página de
Cadastramento de novo usuário.


ATENÇÃO:

Caso deseje utilizar o NovoMoodle (www.novomoodle.ufba.br), CLIQUE AQUI e veja as orientações


Docente ou Técnico UFBA:

O docente ou técnico da Ufba pode solicitar a criação de espaços no Moodle (para cursos, disciplinas, espaços institucionais, etc.) enviando mensagem para moodle@ufba.br . A mensagem deve conter as seguintes informações:

- nome do espaço (curso / disciplina e o código - se disciplina regular / etc.);
- unidade;
- categoria e sub-categorias dentro do Moodle onde deseja que o espaço seja criado;
- nome do docente ou técnico responsável pelo espaço (já cadastrado no Moodle UFBA)
- nome do usuário (já cadastrado no Moodle UFBA) que terá perfil de edição no espaço (opcional).

Para o descritivo do espaço incluir informações precisas sobre o público alvo e forma de ingresso, pois os internautas precisam ser informados se o espaço está aberto ou não. Essa descrição deve ser colocada nas configurações do curso, no boxe administração.

Curso criado! E agora? O primeiro passo é fazer uma customização da página do curso, enviando arquivos e criando materiais de apoio aos estudantes. Lembre-se que o Moodle possui dezenas de recursos e funções interessantes, cabe a você explorá-las e usufruí-las da maneira que mais achar conveniente. Depois, divulgar o ambiente virtual, www.moodle.ufba, orientando os estudantes e demais participantes para fazerem o cadastramento no Moodle e em seguida a entrada no espaço virtual utilizando o código de inscrição que deve ser fornecido pelo responsável pelo espaço.

No caso de cursos com mais de 100 alunos, é possível solicitar apoio da Equipe Moodle UFBA para o cadastro dos alunos. Veja detalhes aqui.


Aluno UFBA:

Após o cadastro no Moodle.ufba, você poderá se inscrever em um ou mais cursos.

Na primeira vez, procure o curso indicado pelo professor dentro da categoria correspondente e utilize o código de inscrição na disciplina para se inscrever. Nas demais vezes o curso estará listado na relação de cursos mostrados quando você fizer o acesso no Moodle UFBA.

Na página principal do Moodle aparece uma lista de categorias nas quais estão classificadas os cursos no Moodle.

Acesse a categoria e sub-categorias que localizam o seu curso. As categorias de curso normalmente referem-se às Unidades acadêmicas da UFBA; as subcategorias podem ser departamentos, períodos, dentre outros. Também é possível usar a opção de busca de cursos do Moodle - que fica no final da página inicial - pra localizar algum curso.

Após localizar a curso, clique sobre o nome do curso (link). Será perguntado se você deseja se inscrever na disciplina. Você deverá confirmar. Na maioria dos casos, os cursos ou disciplinas são configurados para só aceitar inscrições de estudantes que conheçam um código de inscrição que deve ser fornecido pelo professor responsável.

Dúvidas sobre o espaço da disciplina no moodle devem ser encaminhadas ao professor da mesma.

Aluno externo:

A maioria dos cursos deste ambiente é direcionada para alunos regulares da instituição e, por isso, exigem um código de inscrição dado pelo professor. Alguns espaços, a exemplo do Curso Moodle para Professores - "A educação online na Ufba" , estão abertos para visitantes. Explore as categorias existentes no Moodle UFBA e descubra outros espaços abertos para visitantes.


Perguntas Frequentes Básicas:


P: Posso excluir meu usuário do Moodle?
R: Atualmente não estamos excluindo usuários após um período de inatividade. Estamos aguardando o amadurecimento da melhor forma de proceder. O aluno deve solicitar a professora para que seja retirado do curso, a fim de não receber emails indesejados.

P: Com o perfil de tutor teria como criar cursos?
R: A criação de curso é restrita ao administrador. Nem aluno, nem tutor tem permissão para criar curso. Caso esteja com o perfil de tutor, significa que voce pode alterar o curso e inserir alunos e outros tutores.

P: Como proceder em caso de perda de senha para acesso ao moodle?
R: O próprio aluno é quem providencia a troca de sua senha clicando em Perdeu a Senha? na página principal e fornecendo o email original ou o Nome de Usuario escolhido, não fornecendo os dois ao mesmo tempo.

P: Como faço para definir o perfil de tutores dos usuário? É preciso que vocês o cadastre?
R: O cadastramento no moodle e depois no curso é feito diretamente pelos interessados. O professor que solicitou a criação do curso é quem inscreve os demais e escolhe as funções que eles vão exercer. Assim, o primeiro passo é eles se inscreverem no www.moodle.ufba.br.

P: Somente após a edição do curso é que vamos poder cadastrar estudantes?
R: Não, você pode cadastrar os alunos a qualquer momento e tem a opção de deixar oculto para o aluno aquilo que considerar conveniente clicando sobre o pequeno olho quando a edição está ativada.


Atenciosamente,

Equipe Moodle UFBA - moodle@ufba.br


Este guia não respondeu todas as suas dúvidas? Mande um e-mail para moodle@ufba.br e nós estaremos prontos para ajudá-lo!

Last modified: quarta, 24 setembro 2014, 02:11