Orientações para a utilização do Moodle UFBA

Bem-vindo ao Moodle UFBA !!!


Este é o ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Federal da Bahia que utiliza o software Moodle na sua versão 2.x. O Moodle (www.moodle.ufba.br) foi disponibilizado em 2014, em paralelo com a utilização do antigo Moodle (www.antigomoodle.ufba.br), que já vinha sendo utilizado na UFBA desde 2004. Esta utilização em paralelo das duas versões do Moodle será mantida enquanto for necessária a utilização do Antigo Moodle pela comunidade UFBA.

A partir de julho de 2014, a comunidade UFBA vem sendo amplamente convidada a passar a utilizar o Moodle na versão 2.x. 

As regras de utilização permanecem as mesmas; lembrando apenas que é necessário um novo cadastro de usuário para o Moodle. Para criar uma conta agora, acesse a página de Cadastramento de novo usuário.

Veja abaixo as orientações iniciais para utilizar o Moodle UFBA:

  

Docente ou Técnico UFBA:

Para criação de espaços novos:

O docente ou técnico da UFBA pode solicitar a criação de espaços no Moodle (para cursos, disciplinas, espaços institucionais, etc.) enviando mensagem para moodle@ufba.br . A mensagem deve conter as seguintes informações:

- nome do espaço (curso / disciplina e o código - se disciplina regular / etc.);
- unidade; 
- categoria e sub-categorias dentro do Moodle onde deseja que o espaço seja criado;
- nome do docente ou técnico responsável pelo espaço (já cadastrado no Moodle UFBA);
- nome do usuário (já cadastrado no Moodle UFBA) que terá perfil de edição no espaço (opcional);
- caso deseje copiar o conteúdo de um espaço já existente, informe o link (ou nome completo) do espaço original (opcional).

Sugerimos que, para o campo de descrição do espaço sejam incluídas informações precisas sobre o público alvo e forma de ingresso, pois os internautas precisam ser informados se o espaço está aberto ou não. Essa descrição deve ser colocada nas configurações do curso, no bloco administração, pelo próprio responsável.

A inscrição de professores e tutores em espaços no Moodle é feita diretamente pelos responsáveis. O professor que solicitou a criação do curso é quem inscreve os demais e escolhe as funções que eles vão exercer. A inscrição é feita no bloco de administração, na opção usuários inscritos. Os participantes a serem inscritos já devem estar cadastrados no Moodle.

Para a inscrição de alunos no curso/disciplina, pode-se utilizar a opção de inscrição manual (bloco administração, opção usuários inscritos) ou o professor pode divulgar para os alunos o link do curso e a chave de inscrição. Esta chave de inscrição será informada pela Equipe Moodle no momento de criação do espaço.

No caso de cursos com mais de 100 alunos, é possível solicitar à Equipe Moodle UFBA o cadastro destes alunos. Veja aqui as orientações para solicitar esse cadastro.

Para migração de cursos/disciplinas do antigo Moodle:

A fim de esclarecer melhor a questão da migração de cursos do antigo Moodle, seguem algumas orientações:
1- Antes de solicitar a migração é necessário que o professor responsável faça seu cadastro no Moodle;
2- Sugerimos que sejam criados, no Moodle, apenas espaços de cursos ou disciplinas novos, para os quais é possível migrar os conteúdos de cursos antigos; para tal é necessário indicar os links (ou nomes completos) dos cursos ou disciplinas a serem copiados.
3- Em função de ser uma instalação diferente do antigo Moodle, não será possível migrar os usuários e suas participações (mensagens nos fóruns, arquivos pessoais, tarefas enviadas, edições em wikis, entre outros);

4- Considerando que o antigo Moodle permanecerá disponível, para consulta, por prazo indeterminado, não há necessidade de migração de disciplinas ou cursos já finalizados.

 

Aluno UFBA:

Após o cadastro no Moodle UFBA, você poderá se inscrever em um ou mais cursos.

Na página principal do Moodle aparece uma lista de categorias nas quais estão classificadas os cursos/discilpinas no Moodle.

Acesse a categoria e sub-categoria onde seu curso/disciplina está localizado. As categorias de curso normalmente referem-se às Unidades acadêmicas da UFBA; as subcategorias podem ser departamentos, semestre letivos, dentre outros. Também é possível usar a opção de busca de cursos do Moodle utilizando o nome do curso.

Após localizar a curso/disciplina, clique sobre o nome do curso (link). Será perguntado se você deseja se inscrever no mesmo. Você deverá confirmar. Na maioria dos casos, os cursos ou disciplinas são configurados para só aceitar inscrições de estudantes que conheçam a chave de inscrição fornecida pelo professor responsável. 

Dúvidas sobre o espaço do curso/disciplina no Moodle devem ser encaminhadas ao professor responsável.

Problemas de acesso ao Moodle, podem ser encaminhados ao e-mail: moodle@ufba.br.

   

Aluno externo:

A maioria dos cursos deste ambiente é direcionada para alunos regulares da instituição e, por isso, exigem uma chave de inscrição fornecida pelo professor. Alguns espaços estão abertos para visitantes; explore as categorias e verifique.

    

Perguntas Frequentes Básicas:

P: Posso excluir meu usuário do Moodle? e de um curso?
R: Não é possível excluir seu usuário do Moodle. Isso deve ser solicitado através do email moodle@ufba.br. Para sair de um curso, verifique se existe esta opção no seu perfil pessoal; caso não exista, você deve solicitar ao professor responsável que seja retirado do curso.

P: Com o perfil de tutor teria como criar cursos?
R: A criação de curso é restrita ao perfil de administrador e de criador de cursos. Nem aluno, nem professor tem permissão para criar curso. Caso esteja com o perfil de professor, significa que você pode alterar o curso e inserir outros participantes (alunos, professores, tutores).

P: Como proceder em caso de perda de senha para acesso ao Moodle? 
R: O próprio aluno é quem providencia a troca de sua senha clicando em Perdeu a Senha? na página principal e fornecendo o email original OU o Nome de Usuario escolhido; não insira ambos ao mesmo tempo para evitar error. Em caso de dificuldades, envie e-mail para moodle@ufba.br.

P: Como faço para inscrever usuários com o perfil de professor ou tutor no meu espaço no Moodle?
R: A inscrição de professores, tutores e alunos em espaços no Moodle é feita diretamente pelos responsáveis. O professor que solicitou a criação do curso é quem inscreve os demais e escolhe as funções que eles vão exercer. A inscrição é feita no bloco de administração, na opção usuários inscritos. Os participantes a serem inscritos já devem estar cadastrados no Moodle.

P: Somente após a edição do curso é que vamos poder cadastrar estudantes?
R: Não, você pode cadastrar os alunos a qualquer momento e tem a opção de deixar o curso oculto para os alunos.

P: Como faço para fazer o cadastro de um grande número de alunos?
R: Você deve utilizar a chave de inscrição no curso e informar aos alunos o link do curso e a chave. No caso de cursos com mais de 100 alunos, é possível solicitar à Equipe Moodle UFBA o cadastro destes alunos. Veja aqui as orientações para solicitar esse cadastro.

 

Equipe Moodle UFBA

NEAD/STI/UFBA

 

Em caso de dúvidas, mande um e-mail para moodle@ufba.br e nós estaremos prontos para ajudá-lo!

Modifié le: Monday 4 September 2017, 08:22