EMENTA[1]

 

 

As questões vivenciadas nas comunidades quilombolas e indígenas a partir das pontuações dos indivíduos pertencentes às referidas comunidades, os quais terão o lugar de fala e de protagonismo. Políticas públicas e populações tradicionais. A relação do Serviço Social com as religiões de matriz africana. Saberes tradicionais a partir da cosmovisão africana e a relação entre religiosidades africanas e afro-brasileiras. História das religiões de matriz africana no Brasil e a importância destas manifestações para a compreensão da cultura brasileira como subsídios para a aplicação da Lei 10.639/03 e no combate a intolerância religiosa.

OBJETIVOS

 

Os participantes deverão adquirir, construir, desenvolver conhecimentos acerca:

  •  dos contextos históricos e étnico-sócio-econômico-político-culturais que envolvem as questões indígenas e quilombolas a partir da narrativa e interpretação dos próprios sujeitos envolvidos;
  • dos direitos humanos e sua aplicabilidade, em especial para os povos indígenas e quilombolas, bem como aos povos ciganos e às comunidades tradicionais de terreiro.
  • das políticas públicas de proteção dos direitos indígenas e quilombolas dos ciganos e comunidades tradicionais de terreiro.

 

 

METODOLOGIA

 

O curso será teórico-prático, sendo previstas as seguintes atividades.

- aulas expositivas e

- dinâmicas de grupo

- leitura de texto teórico (básico)

- leituras de textos complementares.

- seminários de discussão relacionados ao temário da disciplina. (responsabilidade dos alunos)

- seminários com convidados externos

- discussão de filmes.

colóquios e oficinas.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I - As questões vivenciadas nas comunidades quilombolas, indígenas e povos ciganos a partir das pontuações dos indivíduos pertencentes às referidas comunidades

 

Unidade  II – Políticas públicas e populações tradicionais

 

Unidade  III - A relação do Serviço Social com as religiões de matriz africana

 

 



[1] Esta disciplina se constrói no contexto do grupo de pesquisa Ações Afirmativas e Assistência Estudantil espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0204844818542659. Este grupo de pesquisa funda-se a partir da proposta de parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Universidade Federal da Bahia por meio do Instituto de Psicologia que agrega dois cursos: psicologia e serviço social, bem como a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil e a REDE PROINQUI (Rede de Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas).