FAQ - Moodle

Opened: Friday, 13 April 2018, 11:29 AM

Faq Moodle

Descrição da imagem: Imagem com logo sobre "Dúvidas Frequentes". Na imagem, é exibido o texto a seguir: Esta base de dados contém um repositório de perguntas e respostas mais frequentes sobre o Moodle UFBA. Possivelmente sua dúvida sobre a utilização de algum recurso ou necessidade de contato com o suporte técnico do Moodle UFBA pode já estar respondida aqui. Use, preferencialmente, o campo “buscar” informando uma palavra-chave relacionada a sua dúvida.]


        
 
PERGUNTA:
RESPOSTA:
KEYWORDS (PALAVRA CHAVE):

 

Pergunta: Posso excluir meu usuário do Moodle? E de um curso?
Resposta: 

Não é possível excluir seu usuário do Moodle. Isso deve ser solicitado através do e-mail moodle@ufba.br.

Para sair de um curso, verifique se existe esta opção no seu perfil pessoal; caso não exista, você deve solicitar ao professor responsável que seja retirado do curso.

 

 

Pergunta: Com o perfil de tutor teria como criar cursos?
Resposta: 

A criação de curso é restrita ao perfil de administrador e de criador de cursos. Nem aluno, nem professor tem permissão para criar curso. Caso esteja com o perfil de professor, significa que você pode alterar o curso e inserir outros participantes (alunos, professores, tutores).

 

 

Pergunta: Como proceder em caso de perda de senha para acesso ao Moodle?
Resposta: 

O próprio usuário é quem providencia a troca de sua senha clicando em "Perdeu a Senha?" na página principal e fornecendo o e-mail original ou o Nome de Usuário escolhido; não insira ambos para evitar erros. Em caso de dificuldades, envie e-mail para moodle@ufba.br.

 

 

Pergunta: Como faço para inscrever usuários com o perfil de professor ou tutor no meu espaço no Moodle?
Resposta: 

A inscrição de professores, tutores e alunos em espaços no Moodle é feita diretamente pelos responsáveis. O professor que solicitou a criação do curso é quem inscreve os demais e escolhe as funções que eles vão exercer. A inscrição é feita no bloco de administração, na opção "Usuários Inscritos". Os participantes a serem inscritos já devem estar cadastrados no Moodle.

 

 

Pergunta: Serei professor em um curso e meu espaço já foi criado. Somente após a edição do curso é que vamos poder cadastrar estudantes?
Resposta: 

Não, você (com perfil de professor no espaço) pode cadastrar os alunos a qualquer momento e tem a opção de deixar o curso oculto para os alunos.

 

 

Pergunta: Como faço para realizar o cadastro de meus alunos?
Resposta: 

O cadastro no Moodle UFBA é único e deve ser feito pelo próprio usuário.

Para inscrever alunos em um espaço (sala virtual), você deve utilizar a chave de inscrição no curso e informar aos alunos o link do curso e a chave.

No caso de cursos com muitos alunos, por exemplo, é possível solicitar ao NEAD o cadastro destes alunos no Moodle (em lote) e a inscrição no curso. Veja aqui as orientações para solicitar esse cadastro.

 

 

Pergunta: Como solicito um atendimento presencial, objetivando sanar dúvidas, para a equipe Moodle UFBA?
Resposta: 

 

*Por conta das medidas de prevenção à COVID-19, os atendimentos presenciais estão suspensos.

O atendimento é destinado à orientação a técnicos-administrativos, docentes e colaboradores que ministrarão algum curso ou disciplina no Moodle, seja como professor ou tutor no espaço EaD. O atendimento objetiva sanar dúvidas pontuais. 

Para agendar* o atendimento, envie e-mail, com pelo menos 24 horas de antecedência, para moodle@ufba.br informando:

  • Nome

  • Unidade UFBA em que atua

  • Horário desejado para o atendimento

  • Dúvidas que pretende esclarecer

Observação: Os agendamentos para suporte são para sanar dúvidas pontuais e têm duração máxima de 01 hora. O atendimento é individual.

 

 

Pergunta: Onde encontro manuais sobre o Moodle e seus recursos?
Resposta: 

No Moodle UFBA, disponibilizamos uma página com link para vários manuais.  Clique aqui e confira.

 

 

 

Pergunta: Como faço para solicitar um treinamento à equipe técnica do Moodle UFBA?
Resposta: 

Com uma certa periodicidade, divulgamos e ministramos o "Curso Moodle", utilizando a modalidade EaD, mas com alguns encontros presenciais (oficinas) para prática. 

Terminado o curso, os conteúdos ficam disponíveis para livre acesso, a exemplo, o Curso Moodle 2017.

A exceção dos momentos citados, infelizmente não disponibilizamos treinamentos presenciais. Os agendamentos para suporte são para sanar dúvidas pontuais e têm duração máxima de 01 hora.

 

 

Pergunta: Meu curso terá muitos alunos (mais de 50). Tenho que cadastrar manualmente?
Resposta: 

Para cursos com mais de 50 alunos, a equipe Moodle UFBA apóia o cadastramento no ambiente Moodle através de um ‘cadastramento em lote’ disponibilizado pelo Moodle.

Clique aqui para mais detalhes.