Aplicação de estratégias específicas que levem ao nível inicial de compreensão de textos de natureza diversa em língua espanhola.

Trabalho com as competências de leitura e  produção de textos de diferentes gêneros, com enfoque na argumentação.

CTIA07 Ciencia Tecnologia Inovação e Sociedade - 2020.1

CTIA04 Elementos Acadêmicos e Profissionais em CTI 2020.1

CTIA02 Bases Epistemológicas da Ciência - 2020.1

As transformações conceituais, epistemológicas, profissionais das transformações nas relações entre ciências e a sociedade. Profissionalização da ciência; ciência e política; ciência e interesses econômicos; ciência, estado e desenvolvimento; ciência e militares; inovações conceituais com teoria da evolução, relatividade e física quântica; ciência e ambiente. A natureza da história da ciência como empreendimento cultural. A relação da história da ciência com disciplinas vizinhas. A história da ciência como campo disciplinar autônomo, distinto de uma "história" escrita a serviço do desenvolvimento de disciplinas científicas ou de projetos filosóficos.

Estudo abrangente das sociedades contemporâneas, na sua diversidade, globalidade e sustentabilidade, identificando suas origens históricas, bem como estruturas práticas e simbólicas, contemplando interpretações dos diferentes saberes. Estudo do modo como se estruturam e desenvolvem tais unidades sociais em seus vínculos com o Estado, a cultura e os indivíduos, com destaque para as formas de organização do trabalho. Estudo dos processos psíquicos e psicossociais que estruturam e organizam a singularidade de cada sujeito, compreendendo como tais processos afetam sua construção de significados, sua relação com os outros e sua ação sobre o mundo. O estudo dos Direito Humanos: história e Direito Comparado. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Pacto de San Jose da Costa Rica. Constituição Federal brasileira: Artigo 5o: dos Direitos e Garantias Fundamentais.

Estudo das sociedades contemporâneas, na sua diversidade, globalidade e sustentabilidade, identificando suas origens históricas, bem como estruturas praticas e simbólicas, contemplando interpretações dos diferentes saberes. Estudo do modo como se estruturam e se desenvolvem tais unidades sociais em seus vínculos com o Estado, a cultura e os indivíduos, com destaque para as formas de organização do trabalho. Estudo dos processos psíquicos e psicossociais que estruturam e organizam a singularidade de cada sujeito, compreendendo como tais processos afetam sua construção de significados, sua relação com os outros e sua ação sobre o mundo. Abordagem sobre as temáticas das relações étnico-raciais e de gênero na perspectiva da promoção dos direitos humanos a partir de diferentes enfoques sociológicos, com vistas a problematizar a relação destes temas na sociedade contemporânea.